sábado, 25 de setembro de 2010

Uso da tecnologia assistiva no C.M.A.E. Ulisses Guimarães

Relatório da atividade do aluno utilizando a tecnologia assistiva

Professora: Josiane Apª de Mattos Bezerra
Aluno: Greiciano Sebastião de Oliveira      19 anos
Perfil do aluno:
Greiciano só estuda, é aposentado pelo INSS por deficiência física (membros superiores), mas não soube nomear sua deficiência.  Estuda na 6ª série do ensino fundamental de nove anos.
Mora com a mãe. É independente e realiza com relativa facilidade todas as atividades escolares.
Tecnologia Assistiva escolhida: Dasher
Planejamento:
Após apresentação e exemplificação da T.A. Dasher, propus que o alunos testasse as possibilidades do dasher, familiarizando-se com a tecnologia.
Nesta atividade não foi direcionada nenhum conteúdo específico, apenas previa a digitação do nome completo do aluno.
Após inúmeras tentativas o aluno desistiu por não conseguir digitar corretamente seu nome.
Mesmo achando difícil, disse que pretende tentar novamente, pois julgou que para conseguir utilizar tal tecnologia é preciso prática.
Reflexões sobre a experiência
Dúvidas, dificuldades e facilidades no manuseio da tecnologia:
O aluno achou difícil capturar as letras, bem como mantê-las na barra de texto, tendo em vista que elas desaparecem sem que seja da nossa vontade.
“É muito difícil escrever com ele, talvez precise de anos de treino para escrever um texto.” Afirma o aluno.
Análise da produção do aluno:
O aluno tem excelente raciocínio lógico, compreendendo rapidamente como facilidade como capturar as letras e apagá-las. Teve dificuldade em conseguir escrever algo coerente principalmente por conta das letras que sumiam depois de capturadas.
Conclusões:
Esta experiência nos mostra o quão difícil é apresentar e desenvolver uma atividade com as T.A. Pois nem mesmo nós, professores, estamos totalmente aptos para utilizá-las.
Quanto a mim, como professora, ainda pretendo utilizar esta T.A. em alunos com paralisia cerebral para observar sua reação, adaptação e habilidade com o dasher.
Achei muito válida a primeira experiência real com o dasher.

Obs: O aluno Greiciano foi escolhido por ser o único aluno com uma deficiência visível e diagnosticada. Sei que ele não é o tipo de aluno que realmente utilizaria esta T.A. ,porém não dispunha de outro aluno para a realização da atividade.

Aluno Greiciano testando as possibilidades do dasher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário