sábado, 25 de setembro de 2010

Tecnologia assistiva

Tecnologia assistiva



Fiquei impressionada com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente para que PNEE's sejam inclusos na sociedade, tendo uma vida mais autônoma e digna.
As muitas formas de adaptação em computadores, monitores, teclados e tantas etc. tecnologias que auxiliam deficientes auditivos, visuais, motores e outros podem tornar a vida destas pessoas muito mais interativa com o mundo, dando igual ou pelo menos, parcial oportunidade a eles.
A Escola, ao fazer TA auxiliará alunos e professores no melhor aproveitamento das habilidades/possibilidades de cada indivíduo, ampliando a gama de atividades, além de torná-las muito mais interessantes aos alunos.
Até pouco tempo a inclusão era vista apenas como ceder uma vaga a um aluno PNEE na escola, no máximo, preocupando-se com sua locomoção, ampliação de apostilas e livros ou o preparo do professor na língua dos sinais. Vimos agora que para a inclusão acontecer são necessárias muitas outras ações para que realmente um aluno especial ser atendido adequadamente. A inclusão vai muito além da acessibilidade.
O que me chamou a atenção foi em relação a este grupo de profissionais que será necessário para detectar os recursos (TA) que farão a diferença no aprendizado deste ou daquele aluno especial. Temos em nossas escolas um grande deficit de profissionais preparados para atender os PNEE's em salas multifuncionais, imagine então precisarmos de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros para chegarmos a este diagnóstico. Não me achem pessimista. É que vejo a realidade em meu município, que mesmo tendo um bom atendimento na APAE e AADATA, não consegue atender a todos os alunos do município com rapidez e com a freqüência devida, imagine então, dar este atendimento mais próximo e constante que um PNEE precisa para se adaptar as TA.
É vista que a lei existe e diz garantir desde o atendimento até o equipamento adaptado aos alunos PNE, mas a quem recorrer para que estas leis sejam cumpridas? De quem devemos cobrar? Será a Promotoria Pública? Realmente colegas eu gostaria que alguém, que saiba as respostas as minhas perguntas me ajudem. Nós professores precisamos ser os primeiros, a saber, para poder divulgar tais informações á sociedade.
Vejo esta formação que estamos fazendo algo muito valioso, não só para nós, mas principalmente para nossos alunos. Por que não seremos mais os mesmos e não veremos mais os PNEE com os mesmos olhos após este curso. Seremos nós, que poderemos levar aos nossos alunos muito mais do que saberes sistematizados, poderemos levar mais cidadania, dignidade e autonomia aos nossos alunos PNEE’s.

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